Ligamos para Você
Solicitar um Atendimento Atendimento Online
Telefones para Contato
21 96625-3131 21 97000-7223

BLOG » Faxina de meio de ano | Antimofo Caseiro e Desumidificador de Ar

Publicado na Sexta, 10 de julho de 2020, 17h51
Faxina de meio de ano | Antimofo Caseiro e Desumidificador de Ar
 Guia da faxina: como limpar a casa de maneira eficiente e fácil
Oi gente! Quem aí está sofrendo com o mofo nos armários, roupas, sapatos, paredes, teto do banheiro, entre outros?
 
Euuuuu! (Infelizmente).
 
Meu apartamento não bate Sol durante o dia, apenas após as 16 horas no pôr do sol, ou seja, muito fraco para eliminar a umidade que é muito alta na região onde moro (o Grande ABC – SP fica há uns 60 km da praia para quem não sabe!).
 
Por isso trouxe muitas dicas que aprendi e que tem me ajudado demais a eliminar o mofo de uma vez por todas!
 
Esse vídeo faz parte do Especial #ClubeDaCasa, um projeto muito legal do YouTube onde vários canais se reunem para dar dicas sobre um mesmo assunto e como o tema da vez era Faxina de meio de ano e estamos no inverno, na hora já pensei em falar deste problema com o mofo que acredito que muita gente também tenha por aí!
 
 
Os principais pontos onde o mofo se concentra no meu apê são no closet e no banheiro. Lembram que na época da reforma tive a ideia de fazer este “closet corredor” abrindo uma passagem de um quarto para o outro? Ele é uma mão na roda pois deixou mais espaço no quarto de casal, porém mesmo sendo aberto e não havendo portas, não existe janela lá dentro, o que dificulta a circulação do ar. E o banheiro da suíte é onde tem o chuveiro, ou seja, umidade na certa.
 
Meus sapatos, bolsas e jaquetas de couro e camurça são os que mais sofrem com o mofo no closet. Mas agora com esses “macetes” estou conseguindo driblá-lo por muito mais tempo!
 

Vamos à faxina de inverno!

A primeira coisa a fazer é retirar todas as roupas e sapatos do armário para lavar ou higienizar.
 
Preparei uma receita de antimofo caseiro, ideal para aplicar em guarda-roupas, paredes, banheiros (azulejos e box), cozinha, armários e gavetas. Previne o surgimento de fungos dentro dos sapatos, no carro e até na casinha do cachorro. O antimofo caseiro também combate ácaros, pois estes se alimentam do mofo. Sem mofo, menos ácaros!
 

Antimofo caseiro

  • 240 ml de vinagre de álcool branco (para minimizar as manchas)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

 

Misture o vinagre e o bicarbonato em um recipiente alto porque a solução vai efervescer. Coloque a mistura em um borrifador e comece a usá-la nas superfícies previamente limpas com um pano úmido ou como a limpeza de costume. Após 10 minutos, passe um pano seco para limpar (no meu caso ainda liguei o ventilador lá dentro do closet para secar ainda mais rápido).
 
Aplique sempre que for fazer a limpeza no local. Se houver a possibilidade de deixar gavetas no sol no momento de aplicar o produto para acabar com o mofo, o resultado é ainda melhor (pena que eu não tenho como fazer isso!).
 
 
 

Desumidificador de ar

Se o local é realmente muito úmido, somente a limpeza eventual com essa solução não será suficiente.
 
Vocês já devem conhecer o famoso umidificador de ar, certo? Sabia que existe a versão contrária também? O desumidificador de ar ou também conhecido como desumidificador elétrico de ambiente é recomendado neste caso, pois a função dele é retirar a umidade relativa do ar e mantê-la em porcentagens saudáveis entre 40 e 60%.
 
O reservatório vai enchendo de água e a maioria dos aparelhos desligam sozinhos se o nível máximo de água for alcançado. Uma dica é escolher o modelo de acordo com o espaço em metros quadrados que você tem a ser desumidificado!
 
Para quem me perguntou lá no YouTube, o modelo do meu desumidificador de ar é este aqui. Mudaram o design da época que comprei, mas o modelo é o mesmo!
 
Também já ouvi falar bem deste outro modelo aqui.
 

Circulação do ar

 
Sempre que possível, deixe as janelas abertas para o ar circular durante o dia. E se tiver suíte, deixe a porta do banheiro fechada para evitar que o vapor do chuveiro vá para o quarto.
No closet tenho utilizado o ventilador de ar além do desumidificador, principalmente em dias chuvosos e mais úmidos.

 

Como limpar o mofo de paredes, tetos e rejuntes?

 

A água sanitária é ótima para exterminar o mofo principalmente em banheiros, mas dependendo da superfície como madeira por exemplo, não é recomendado utilizá-la. Como vocês viram no vídeo, borrifo água sanitária pura nos cantinhos do teto e rejuntes, e deixo secar sozinho. É incrível como o mofo some todo!
 
Na parte principal do teto passo a água sanitária com um pano, mas não esqueça de utilizar luvas, e se possível, um óculos de proteção para não espirrar nos olhos. Para quem tem alergias, é recomendado utilizar até uma máscara para não sentir o cheiro forte dela!
 
Espero que vocês tenham curtido as dicas! Tentem executá-las em casa e me contem se ajudaram, ok?
 
O mofo é o causador de muitas alergias principalmente nessa época do ano e fazer uma faxina de meio de ano, além de contribuir para diminuir esses problemas, também renova as energias da nossa casa para a chegada do segundo semestre!
 
Me contem o que vocês costumam fazer na casa de vocês para limpar e evitar o mofo?