Ligamos para Você
Solicitar um Atendimento Atendimento Online
Telefones para Contato
21 96625-3131 21 97000-7223

Busca de Artigos

BLOG » Entenda como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA

Publicado na Segunda, 08 de fevereiro de 2021, 19h40
Entenda como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA

 

O financiamento atrelado ao Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPCA) para comprar um imóvel é uma oportunidade para as pessoas que almejam realizar o seu sonho de ter a casa própria ou construir um patrimônio. Essa modalidade de crédito oferece uma parcela reduzida no início da contratação e fornece recursos para a aquisição de imóveis no Brasil.

 

Neste post, vamos explicar como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA e quais são as vantagens desse investimento em imóvel. Além disso, vamos apontar quais são os riscos dessa alternativa e qual é a importância de contar com a ajuda de profissionais especializados para tomar a melhor decisão. Aqui, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o tema.

 

Gostaria de entender um pouco mais sobre crédito imobiliário atrelado ao IPCA?

Acompanhe a leitura!

 

 

Como o crédito imobiliário atrelado ao IPCA funciona?

 

É muito importante entender sobre a cobrança de juros para saber exatamente o que está pagando em um financiamento imobiliário. Esse crédito conta com uma taxa de juros indexados à inflação reduzida. Os funcionários públicos vão pagar de 2,95% até 4,95%, e mais o IPCA, com parcelas cuja variação depende do valor de entrada e do banco.

 

A opção é interessante por que quando a dívida é atrelada ao IPCA, a correção é realizada de acordo com a inflação. As previsões são de que, nos anos que estão por vir, ela permaneça sob controle, de modo que essa é uma ótima ocasião para financiar imóveis por meio dessa modalidade de crédito. Os juros anuais, em 2020, estão em 6,66%.

 

Quais as vantagens que ele oferece?

 

A principal vantagem dessa alternativa é iniciar pagando parcelas mais baixas do que é exigido nas demais opções, que cobram valores mais altos no início do contrato. Esse benefício aumenta o poder de compra das famílias brasileiras que não poderiam fazer o financiamento devido ao alto valor das prestações. Com isso, os corretores de imóveis têm mais chances de efetivar as suas vendas.

 

Quais são os riscos?

 

A previsão dos riscos sempre deve ser feita antes de o consumidor fazer a opção pelo financiamento do crédito imobiliário atrelado ao IPCA. Inicialmente, o maior risco de aderir a essa alternativa é o aumento no valor das parcelas devido a mudanças causadas pela inflação. Assim, em uma dívida que levará 30 anos para ser quitada, podem ocorrer alterações nos valores parcelados.

 

Na atualidade, não há previsão de que a Taxa Referencial sairá do zero. Mas a inflação é mais transparente quando medida pelo IPCA, tendo em vista que a correção ocorre por um índice oficial. Portanto, a alta da inflação é o maior risco desses contratos se o contratante não tiver um orçamento planejado e acumular dívidas.

 

Entendeu como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA? Saiba que é muito importante contar com a ajuda de profissionais especializados para tomar a melhor decisão. Essa modalidade, geralmente, é muito indicada para pessoas que vão quitar o valor total da dívida em até dez anos, pois nesse período o mercado não deve sofrer variação considerável.

 

Ficou com dúvidas sobre crédito imobiliário atrelado ao IPCA ou financiamentos? Entre em contato conosco e peça esclarecimentos!